top of page

Biografia

Yuri Marchese nasceu em Vitória, capital do estado brasileiro do Espirito Santo, em 1989. Realizou o Mestrado em Música pela Universidade de Aveiro e é Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. Estudou com Paulo Vaz de Carvalho (UA), Fabio Zanon (SP), Inácio Rabaioli (UEL) e Natanael Fonseca. Estudou com Dejan Ivanović no âmbito do programa de doutoramento em Música na Universidade de Évora.

 

Realizou sua primeira turnê no exterior aos 22 anos e já se apresentou em importantes cidades no Brasil, em Portugal, na Espanha e na República Tcheca. 

Conquistou diversos prêmios, com destaque para o 1º Lugar no IX Concurso Jovens Músicos-Música no Museu (Rio de Janeiro, 2017), 1º Lugar e melhor intérprete de música portuguesa no Concurso Internacional de Guitarra de Leiria (Portugal, 2017), 1º lugar no VII concurso FITO (SP, 2012), 2º lugar no X Concurso Nacional Villa-Lobos (Vitória, 2013), 2º lugar no I Concurso Terras de Santo Estevão (Portugal, 2015), entre outros. Entre 2010 e 2014 foi bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, São Paulo, tendo masterclasses com Zoran Dukić, Fábio Zanon, Michael Lewin, José Antonio Escobar, Eduardo Fernandez, João Luiz Rezende e Maria Livia São Marcos.

Participou de vários festivais e séries internacionais de concertos como o Música no Museu (Rio de Janeiro), Violão no Brincante (São Paulo), Toriba Musical (Campos do Jordão), Festival de Música de Londrina, Série Palcos Musicais, Young Prag Festival (CZ), Festival Ponto de Guitarra (Vila Real), Irmão Violão (Aveiro, Porto e Vila Real), Festival Zêzere Arts e Templo da Música (Tomar).

Atua como professor de violão (guitarra clássica) desde 2007 priorizando o ensino em regime particular, tendo como alunos algumas das principais jovens promessas do violão de Londrina, PR. Vem trabalhando em Portugal como professor em conservatórios, tendo passado pelo Conservatório David de Souza de Figueira da Foz (2016), Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha), entre 2020 e 2022 e Conservatório de Sintra (2022/23).

Também desenvolve atividades na produção de concertos, divulgando o violão erudito na cidade de Londrina a partir da realização de séries como a segunda edição do Momento do Violão (2012), a série "Violão na Capela", em 2013, na Capela da Catedral Metropolitana, além de vários recitais solo e de música de câmara no Teatro da AML e no Conservatório Musical de Londrina. Ainda na mesma cidade, junto à empresa Açofer e do luthier Nilson de Mari, produziu o ciclo "Açofer Musical" (2019) com recitais de violonistas locais, dentre eles alguns de seus alunos mais proeminentes. Em Portugal chegou a organizar a quarta edição da série "Irmão Violão" (2016) que contava com recitais dos violonistas Brasileiros estudantes de pós-graduação da Universidade de Aveiro.

Yuri Marchese reside atualmente em Lisboa, Portugal, onde realiza o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa sob orientação de João Pedro Duarte. É professor da Academia de Música da International Sharing School (Oeiras) desde 2022. Realizará em 2024 uma série de concertos por Portugal e América Latina com o Quarteto Lopes-Graça, renomado grupo português de música erudita. 

_arabesque_photo(2).jpg

Premiações

1º Lugar no IX Concurso Jovens Músicos - Música no Museu (Rio de Janeiro) (2017)

1º Lugar e Prêmio de Melhor Intérprete de Música Portuguesa no XII Concurso Internacional de Guitarra de Leiria, Portugal. (2017)

1º lugar do 4º Turno de Violão Erudito do VII concurso de violão do Conservatório Musical Villa-Lobos-FITO (Osasco-SP) (2012)

 

2º Lugar e prêmio de Melhor Intérprete Capixaba no X Concurso Villa-Lobos (Vitória, ES); (2013)

 

2º lugar no I Concurso Terras de Santo Estevão (Portugal) (2015)

2º Lugar no VII Concurso da BRAVIO (Brasília, DF) (2013)

 

2º Lugar no XVI Concurso Musicalis (São Paulo, SP) (2012)

 

3º Lugar no 6º Concurso internacional J.S. Bach (São Paulo, SP) (2013)

3º Lugar no III Concurso MASP “Homenagem a Henrique Pinto” (São Paulo, SP) (2012)

 

bottom of page